A compostagem é um processo biológico natural no qual matéria orgânica é decomposta por micro-organismos aeróbicos, como bactérias e fungos, em um ambiente controlado de umidade, temperatura e aeração. Isso resulta na formação de composto orgânico, um fertilizante natural rico em nutrientes, que pode ser usado para melhorar a saúde do solo e promover o crescimento das plantas.
A Unidade de Compostagem (UCO) será uma instalação projetada para transformar resíduos orgânicos em composto orgânico através do processo de compostagem. A unidade incluirá áreas para recebimento e triagem dos resíduos orgânicos, leiras de compostagem onde os materiais são empilhados e compostados, sistemas de controle de temperatura e umidade para promover a decomposição microbiológica, e equipamentos para virar e aerar as pilhas de compostagem.
Inicialmente, a UCO utilizará a poda processada na URP como fonte de carbono e o lodo da estação de tratamento de efluentes como fonte de nitrogênio na preparação do composto orgânico, podendo derivar para a utilização de outras matérias primas com o desenvolvimento das atividades do Parque Ambiental. O composto orgânico resultante poderá ser utilizado como adubo em agricultura, jardinagem e paisagismo, contribuindo para a redução de resíduos depositados em aterros e a promoção de práticas sustentáveis de gestão de resíduos.