Corpo Técnico
Conheça os profissionais que atuam no Parque Ambiental Gravataí.
Cientes da sensibilidade ambiental de nossas operações, contamos com um corpo técnico multidisciplinar, composto por profissionais internos e empresas terceirizadas; altamente qualificado para o licenciamento, implantação e operação das atividades a serem desenvolvidas no Parque Ambiental Gravataí.
Dentre as atividades técnicas em curso, destacam-se o licenciamento ambiental das unidades operacionais, a condução do Estudo de Impacto de Vizinhança (‘EIV’), a contratação de auditoria ambiental, a operação da URC São Judas Tadeu, a implantação da Quantum, o fomento de projetos de pesquisa e desenvolvimento, dentre outras.
Em atendimento a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), os profissionais abaixo relacionados são aqueles que consentiram expressamente à divulgação de seus dados pessoais neste website.
Arquitetos e Urbanistas
Arquiteta e Urbanista pelo Centro Universitário Uniftec (Porto Alegre/RS), Designer de Interiores pelo Centro Universitário Metodista IPA (Porto Alegre/RS) e MBA em Gestão de Pessoas pela Anhanguera (Porto Alegre/RS). Camila possui experiência em desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais, corporativos, hospitalares, de interiores e estudos na área da Psicologia Positiva e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho.
Arquiteto e Urbanista pela PUC-RS (Porto Alegre/RS), tendo recebido menção honrosa no prêmio IAB/RS José Albano Volkmer pelo trabalho final de graduação "CISA - Centro de incubação e sede administrativa - Parque Ambiental Gravataí". Nohan possui experiência em desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais, industriais, urbanos e paisagísticos, modelagem e renderização 3D e fotografia aplicada a arquitetura.
Arquiteta e Urbanista pelo Centro Universitário Metodista IPA (Porto Alegre/RS). Vanessa possui experiência em desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais, urbanos, industriais e de interiores, modelagem e renderização 3D e maquete física e digital.
Biólogos
Biólogo formado pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Mestre em Ecologia Animal pelo Centro de Ecologia da UFRGS (Porto Alegre/RS), sócio proprietário da Biolaw Consultoria Ambiental, tendo larga experiência em licenciamento ambiental de empreendimentos diversos. Atuou como coordenador e consultor no licenciamento de mais de 60 empreendimentos, entre os quais o Aterro Sanitário da Quinta (Rio Grande/RS), Aterro Sanitário da Extrema (Porto Alegre/RS), na Estação de Tratamento de Esgotos da CORSAN (Alvorada/RS). Atuou em estudos de zonamento ambiental em parceria com a FEPAM, com destaque para os zoneamentos ecológicos da atividade de silvicultura e de geração de energia eólica no Rio Grande do Sul. Atualmente é membro da diretoria do Sindienergia RS, atuando no Comitê Socioambiental.
Bióloga pela Unisinos (São Leopoldo/RS). Amanda possui experiência em monitoramento de aterros sanitários, remediação de áreas contaminadas, consultora ambiental e condução de licenciamentos ambientais.
Bióloga pela PUC-RS (Porto Alegre/RS), Pós Graduada em Gestão de Resíduos Sólidos pela UCM (Rio de Janeiro/RJ). Jaqueline possui experiência em educação ambiental e operação de aterro de inertes e resíduos da construção civil.
Biólogo pela Unisinos (São Leopoldo/RS), Mestre em Botânica pela UFRGS (Porto Alegre/RS). João foi professor auxiliar da Unisinos (São Leopoldo/RS) e Professor/pesquisador do Centro Universitário Feevale. Atua como consultor ambiental e pesquisador nos seguintes temas: Cactaceae, Fitogeografia, Endemismo, Vegetação rupestre, Xerofitismo e Vegetação do Rio Grande do Sul.
Biólogo formado pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Mestre em Biologia Animal pela UFRGS (Porto Alegre/RS), sócio proprietário da L.O. Consultoria Ambiental, com experiência em licenciamento ambiental de empreendimentos diversos. Foi professor da Universidade de Caxias do Sul – UCS (Caxias do Sul/RS), curso de Ciências Biológicas, e do Curso de Especialização em Inventariamento e Monitoramento de fauna, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal do Instituto de Biociências da UFRGS (Porto Alegre/RS).
Bióloga pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Mestre em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Doutora em Ciência pela UFRGS (Porto Alegre/RS) e Universidad de Alcalá de Henares (Madrid/Espanha). Milena possui experiência em licenciamento e monitoramento ambiental nas áreas de mineração, empreendimentos de parcelamento de solo, rodovias, aterros inertes, recuperação de área degradada, dentre outros.
Biólogo pela PUC-RS (Porto Alegre/RS), Mestre e Doutorado em Biociências (Zoologia) pela PUC-RS (Porto Alegre/RS). Tem experiência na área de Zoologia (Herpetologia), com ênfase em História Natural e Ecologia de serpentes, lagartos e anfíbios. É consultor ambiental na área de herpetologia.
Biólogo pela Unisinos (São Leopoldo/RS), Mestre em Zoologia pela PUC-RS (Porto Alegre/RS), Mestre em Anfíbios pela PUC-RS (Porto Alegre/RS) e Doutorando em ictiofauna Unisinos (São Leopoldo/RS). Trabalha desde 2010 com consultoria ambiental; possui experiência em áreas do licenciamento, como: recuperação de áreas degradadas; inventario florestal; inventário de fauna, (repteis, anfíbios, aves e peixes); educação ambiental; modelagem de nicho; análises estatísticas e em SIG.
Bióloga pela Unisinos (São Leopoldo/RS), Mestre em Tecnologias Ambientais pela UNISC (Santa Cruz/RS), Doutora em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Técnica em Química pela Escola Pereira Coruja (Taquari/RS). Sara possui experiência em monitoramento de aterros sanitários, operação de estação de tratamento de efluentes, remediação de áreas contaminadas e condução de licenciamentos ambientais.
Engenheiros Ambientais e Sanitaristas
Graduanda em Engenharia Ambiental pela UFRGS (Porto Alegre/RS). Isabela possui experiência em consultoria ambiental nas áreas de recursos hídricos, geoprocessamento, licenciamento ambiental e hidrometria.
Engenheira Sanitarista e Ambiental pela UFSM (Santa Maria/RS) e Mestra em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos pela UFSM (Santa Maria/RS). Possui experiência na área de modelagem hidrológica, hidrodinâmica e de qualidade da água, atuando principalmente em projetos de licenciamento ambiental, drenagem urbana e dispersão de efluentes em águas superficiais.
Engenheiro Ambiental pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Mestre e Doutorando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas – IPH/UFRGS (Porto Alegre/RS). Possui experiência nas áreas de geoprocessamento, sensoriamento remoto, modelagem hidrológica e hidrodinâmica. Atua na elaboração e coordenação de estudos relacionados a planos de bacia, planos de segurança hídrica, incremento da oferta hídrica, qualidade da água e licenciamentos ambientais.
Engenheiros Cartógrafos
Engenheiro Cartógrafo pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Pós graduado em Matemática pela Faculdade Única do Grupo Pró Minas (Belo Horizonte/MG). Vinicius possui experiência em mapeamento georreferenciado, geoprocessamento e elaboração de mapas e projetos de cartas topográficas.
Engenheiros Civis
Engenheiro Civil pela UFRGS (Porto Alegre/RS) e especialização em Engenharia de Produção pela UFRGS (Porto Alegre/RS). Tem experiência na área de engenharia de tráfego, planejamento de transporte, modelagem de demandas, pesquisas de tráfego e logística. Atua na elaboração de estudo de demanda, estudo de impacto de tráfego, estudo para concessões de infraestruturas de transporte, na elaboração de planos diretores de mobilidade urbana e transporte coletivo.
Engenheiro Civil pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Especialista em Gestão de Projetos pela UNISINOS (São Leopoldo/RS), Especialista em Engenharia Geotécnica pela PUC-Minas (Belo Horizonte/MG). Gustavo possui experiência em gestão e coordenação de obras civis, inspeção, estudos e levantamentos associadas à segurança de barragens, elaboração de PSBs e PAEs, investigações e projetos geotécnicos.
Engenheiro Civil pelo Centro Universitário Metodista IPA (Porto Alegre/RS), Técnico Em Edificações pelo Centro Tecnológico Estadual Parobé (Porto Alegre/RS). Layon possui experiência em projetos e execuções de obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura, manutenção de aterros sanitários e remediação de área degradada, operações de transbordo e limpeza urbana – varrição, capina manual e mecanizada e coleta domiciliar, operação e gerenciamento de ecopontos.
Engenheiro Civil pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS (Porto Alegre/RS). Lucas possui experiência em monitoramento e consistência de variáveis hidrológicas, estudos de risco à inundação, condução de licenciamentos ambientais, incluindo a caracterização e diagnóstico do meio físico e a elaboração de planos de segurança de barragens.
Engenheiro Civil pelo Centro Universitário Metodista IPA (Porto Alegre/RS). Matheus possuí experiência em orçamento, planejamento e controle de obras.
Engenheiro Civil pelo UFRGS (Porto Alegre/RS), Pós Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pelo IPOG (Porto Alegre/RS), Pós Graduado em Marketing/Gestão em Vendas pela ESPM (Porto Alegre/RS). Mauro possui experiência em execuções de obras residenciais, comerciais e industriais, remediação de área degradada, operações de transbordo e limpeza urbana – varrição, capina manual e mecanizada e coleta domiciliar - e operação e gerenciamento de aterros sanitários, aterros inertes e ecopontos.
Engenheira Civil pela UFRGS (Porto Alegre/RS) e especializações em Project Management Executive Program pela Ohio University (Ohio/USA) e Engenharia de Tráfego Unyleya Editora e Cursos (EAD). Atualmente é sócia-administradora - Matricial Engenharia Consultiva. Tem experiência na área de engenharia de tráfego, planejamento de transporte, modelagem de demandas, pesquisas de tráfego e logística. Atua na elaboração de estudo de demanda, estudo de impacto de tráfego, estudo para concessões de infraestruturas de transporte, na elaboração de planos diretores de mobilidade urbana e transporte coletivo.
Engenheiros Hídricos
Engenheiro Hídrico pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Mestrando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas – IPH/UFRGS (Porto Alegre/RS). Felipe possui experiência nas áreas de geoprocessamento, topografia, obras hidráulicas, hidrologia, gestão de recursos hídricos e hidrometria, tanto nas etapas de projeto quanto de execução dos serviços de campo. Também possui experiência em coordenação de serviços de campo de topografia e hidrometria.
Engenheiro Hídrico pela UFPEL (Pelotas/RS), Mestrando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS (Porto Alegre/RS). Renan possui experiência em topografia, aerofotogrametria, modelagem hidrológica, hidrodinâmica e de qualidade da água atuando principalmente em projetos de gestão de recursos hídricos.
Geólogos
Geólogo pela UNISINOS (São Leopoldo/RS). Miguel possui experiência em licenciamento ambiental nas áreas de mineração, empreendimentos de parcelamento de solo, rodovias, aterros inertes, recuperação de área degradada, dentre outros.
Geólogo pela UFRGS (Porto Alegre/RS). Possui vasta experiência nas áreas de geotecnia, geologia ambiental e mineração. Atua na coordenação e execução de projetos com foco no meio ambiente, infraestrutura e mineração com mais de 500 projetos concluídos nos últimos 10 anos.
Geólogo pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Mestre em Geociências/Geoquímica Ambiental pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Auditor Ambiental Líder ISO 14.001 pela BSI (São Paulo/SP). Pedro possui experiência em avaliação e monitoramento de áreas destinadas para aterros sanitários e de resíduos industriais, remediação de áreas contaminadas e condução de licenciamentos ambientais.
Historiadores
Historiador pela UFRGS (Porto Alegre/RS), Mestre em Arqueologia pela PUCRS (Porto Alegre/RS). Fabiano atua como consultor nas áreas socioambiental e socioeconômica, tendo larga experiência em licenciamento ambiental de empreendimentos urbanos e rurais no Brasil, sendo que atualmente trabalha majoritariamente com projetos na área de energia eólica. Especificamente com relação ao Parque Ambiental, Fabiano atuou na equipe de elaboração dos levantamentos arqueológicos relacionados ao aterro sanitário.
Químico Industrial
Químico Industrial pela ULBRA (Canoas/RS), Técnico em Química pelo Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS), Técnico em Administração pela QI (São Leopoldo/RS). Marcelo possui experiência em tratamento de efluentes, tendo sido responsável Técnico na Nova Época Tratamento de Efluentes (Portão/RS). Sócio e responsável técnico atualmente na Santa Tecla Tratamento de Efluentes (Gravataí/RS). Além de ter doze anos de experiência em refino de petróleo na Petrobras.
Técnicos Agrícolas
Técnico Agrícola pela Escola Estadual Técnica em Agricultura – ETA (Viamão/RS), Geomensor – Especialização em Informações Espaciais Georreferenciada pela Unisinos (São Leopoldo/RS). Joelson possui experiência em levantamento planialtimétrico para fins de projetos civil, batimetria, desmembramento e unificação de matrículas, usucapião e marcações de obras civis.
Técnicos em Estradas
Técnico em Estradas pela Escola Parobé (Porto Alegre/RS), Especialização em Georreferenciamento pela Escola Ineprotec (Brasília/DF). Lucas possui experiência na elaboração de projetos planialtimétricos para fins de construção civil e judiciais.
Técnicos Químicos
Técnico em Química pela Escola Pereira Coruja (Taquari/RS), Administrador de Empresas pela ULBRA (Gravataí/RS). Jesus possui experiência, como técnico responsável, em gerenciamento de resíduos e tratamento de efluentes em empresas do segmento industrial; na coordenação do sistema de gestão de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS); na implantação das normas ISO 14.001 (meio ambiente) e ISO 45.001 (segurança). Jesus foi um dos idealizadores do processo de tratamento de chorume da Santa Tecla Tratamento de Efluentes, tendo conduzido o processo de licenciamento ambiental da ETE.
Técnico em Química pelo Colégio Dom Feliciano (Gravataí /RS), Graduando em Gestão Ambiental pela Uniasselvi (EAD), Especialista em Certificação ISO 14001 pela SGS. Tiago possui experiência em operação de estação de tratamento de efluentes e de aterros inertes, recuperação de áreas degradadas, compensações ambientais e condução de licenciamentos ambientais.